terça-feira, 21 de agosto de 2018

Técnicas de Interpretação !


Técnicas de Interpretação 
Interpretar um texto não é uma tarefa tão fácil quanto parece, pois é muito importante ter em mente que o autor coloca a visão ou posicionamento dele sobre determinado assunto e quando eu ler devo entender o que o autor quis dizer, qual é a opinião dele sobre determinado assunto, pois a minha opinião pode ser diferente, eu posso discordar do autor, mas ao interpretar as ideias dele a minha opinião não conta. Somente se for questão que pergunte qual é a opinião do leitor sobre o assunto.
Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:
01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, assinale-as e vá até o fim, ininterruptamente. Somente depois dessa primeira leitura procure as palavras desconhecidas no dicionário;
03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais;
04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
12. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
13. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
14. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
15. O autor defende idéias e você deve percebê-las;

SUGESTÃO PARA TRABALHAR A INTERPRETAÇÃO DE LIVRO DE HISTÓRIA
Além da leitura da história que o livro apresenta, devemos desvendar toda a leitura que o livro nos possibilita:
  1. Que editora publicou a história?
  2. Pertence a alguma coleção? Qual?
  3. Para que tipos de leitores?
  4. Que informações se encontram na quarta-capa?
  5. O livro tem orelha? Que informações lá se encontram?
  6. Quem é o autor do livro?
  7. Quando essa história foi escrita?
  8. Para quem?
  9. O livro possui gravuras?
  10. Quem o ilustrou?
  11. Houve revisão?
  12. O que é fazer revisão de um livro?
Além dessas informações, devemos possibilitar que o aluno se enxergue como leitor ativo que interage com o livro, que participa do processo de leitura:
  1. O que ele sabe sobre o tema do livro?
  2. Conhece alguém que já o leu?
Sobre o que ele imagina que seja a história?
Após a leitura da história, a leitura do livro continua na conversa com os amigos sobre as impressões da história:
  1. Se gostou?
  2. Não gostou?
  3. Se o recomendaria ou não e por quê?
    Assim, o professor pode e deve promover a familiarização do aluno com o mundo das práticas de leitura, começando, antes de tudo, com o próprio objeto livro.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Organização da sala:
Pequenos grupos de alunos.
Desenvolvimento da atividade: 1. Distribuir livros diferentes para cada grupo e pedir aos alunos que manuseiem os livros e descubram informações sobre os mesmos:
a)    Quem é o autor? (brasileiro, estrangeiro)
b)    Qual é o título do livro?
c)    Que tipo de livro é este? (de contos, poemas, lendas, romance). Por quê? (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)
d)    Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação?

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