Interpretar um texto não
é uma tarefa tão fácil quanto parece, pois é muito importante ter
em mente que o autor coloca a visão ou posicionamento dele sobre
determinado assunto e quando eu ler devo entender o que o autor quis
dizer, qual é a opinião dele sobre determinado assunto, pois a
minha opinião pode ser diferente, eu posso discordar do autor, mas
ao interpretar as ideias dele a minha opinião não conta. Somente
se for questão que pergunte qual é a opinião do leitor sobre o
assunto.
Podemos, tranquilamente,
ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos
observar o seguinte:
01. Ler todo o texto,
procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se encontrar palavras
desconhecidas, não interrompa a leitura, assinale-as e vá até o
fim, ininterruptamente. Somente depois dessa primeira
leitura procure as palavras desconhecidas no dicionário;
03. Ler, ler bem, ler
profundamente,
ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais;
04. Ler com perspicácia,
sutileza, malícia nas entrelinhas;
05. Voltar ao texto
tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que
prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em
pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada
questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com
atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os
vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta,
certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que
aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que
se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas
alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais
completa;
12. Não se deve procurar
a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se
enquadre no sentido do texto;
13. Às vezes a
etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
14.
Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor,
definindo o tema e a mensagem;
15. O autor defende
idéias e você deve percebê-las;
SUGESTÃO
PARA TRABALHAR A INTERPRETAÇÃO DE LIVRO DE HISTÓRIA
Além
da leitura da história que o livro apresenta, devemos desvendar toda
a leitura que o livro nos possibilita:
- Que editora publicou a história?
- Pertence a alguma coleção? Qual?
- Para que tipos de leitores?
- Que informações se encontram na quarta-capa?
- O livro tem orelha? Que informações lá se encontram?
- Quem é o autor do livro?
- Quando essa história foi escrita?
- Para quem?
- O livro possui gravuras?
- Quem o ilustrou?
- Houve revisão?
- O que é fazer revisão de um livro?
Além dessas informações,
devemos possibilitar que o aluno se enxergue como leitor ativo que
interage com o livro, que participa do processo de leitura:
- O que ele sabe sobre o tema do livro?
- Conhece alguém que já o leu?
Sobre
o que ele imagina que seja a história?
Após a leitura da história, a leitura do livro continua na conversa com os amigos sobre as impressões da história:
Após a leitura da história, a leitura do livro continua na conversa com os amigos sobre as impressões da história:
- Se gostou?
- Não gostou?
- Se o recomendaria ou não e por quê?
Assim, o professor pode e deve promover a familiarização do aluno com o mundo das práticas de leitura, começando, antes de tudo, com o próprio objeto livro.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADE
Organização
da sala:
Pequenos
grupos de alunos.
Desenvolvimento da atividade: 1. Distribuir livros diferentes para cada grupo e pedir aos alunos que manuseiem os livros e descubram informações sobre os mesmos:
a) Quem é o autor? (brasileiro, estrangeiro)
b) Qual é o título do livro?
c) Que tipo de livro é este? (de contos, poemas, lendas, romance). Por quê? (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)
d) Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação?
Desenvolvimento da atividade: 1. Distribuir livros diferentes para cada grupo e pedir aos alunos que manuseiem os livros e descubram informações sobre os mesmos:
a) Quem é o autor? (brasileiro, estrangeiro)
b) Qual é o título do livro?
c) Que tipo de livro é este? (de contos, poemas, lendas, romance). Por quê? (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)
d) Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário