Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp.
Diretor: Geferson Carli Schreiner 2012
Diretora: Enetilde Agostine 2013
Pedagoga: Rosabel Trancoso dos Santos da Silva./ Lucia Regalin 2012/ Maria de Fátima.2013.
Pós-Graduação: “Práticas Pedagógicas Interdisciplinares”
Turmas: 4º - 2012/ e 5º anos - 2013
TEMA:
“Aprendendo a Valorizar a Leitura”.
PROBLEMA:
Através de uma pesquisa feita com os pais dos alunos dos quartos anos constatou-se que uma porcentagem razoável de pais lê por obrigação e automaticamente isso se reflete aos filhos, nossos alunos.
“Como incentivar o gosto e a valorização pela leitura”?
Objetivo Geral:
Mostrar aos alunos o valor da leitura na vida do ser humano. E que os mesmos desenvolvam o habito da leitura, a criatividade na oralidade e escrita. Expressão vocal facial e corporal.
Objetivos Específicos:
Valorização a leitura;
Interpretar o que lê;
Estimular o gosto pela leitura;
Curtir os momentos de leitura;
Descobrir o que gosta de ler;
Adquirir novos conhecimentos;
Pesquisar assuntos diversos;
Exercitar-se na ampliação de frases;
Produzir bons textos;
Desenvolver a criatividade e a imaginação
Inserir o aluno no mundo mágico da leitura
Justificativa:
Vivemos em uma sociedade letrada onde as necessidades de comunicação são cada vez maiores, portanto é imprescindível que os alunos estejam preparados para atuar nela, utilizando-se tanto da linguagem oral quanto escrita. É função de escola estimular o desenvolvimento das múltiplas capacidades do aluno, visando um ser critico e atuante em nossa sociedade. Sendo que para isto, o melhor recurso a ser utilizado é a leitura, pois é através dela que ocorre a ampliação do vocabulário, melhoramento da escrita e a expressão, a socialização com os demais grupos, o desenvolvimento da criatividade e da criticidade. É preciso dar sentido à leitura, e as crianças cujos pais leem histórias para elas ou que presenciam comentários sobre notícias de jornal estão aprendendo a linguagem escrita desde cedo, mas infelizmente isso acontece com uma porcentagem muito pequena nos dias de hoje, e ficando assim a tarefa a cargo da escola o que a torna mais complexa. É importante que a leitura seja exercitada diariamente, é importante que a atividade desperte nos alunos o gosto pela leitura, além do reconhecimento de vários gêneros textuais. Não podemos esquecer-nos das novas tecnologias que estão fazendo parte na vida dos seres humanos; os computadores, por exemplo, se incorporaram ao dia-a-dia nas casas e escolas fazendo parte da vida dos estudantes principalmente em nossa escola onde a realidade é privilegiada, portanto o desafio de estimular nossos alunos a se planejar para o momento de leitura impressa é mais desafiador, um desafio que vale a pena. Mas não deixando de trabalhar a leitura através das tecnologias e sim incluindo - as nesse projeto. É necessário também trabalhar a produção de bons textos, com novas ideias, novos argumentos, com boas mudanças e qualidades nos mesmos, pois a qualidade dos textos está intimamente relacionada á leitura e pesquisa. Este projeto tem como objetivo, mostrar o valor da leitura na vida do ser humano, e para isso é necessário que a leitura torne parte da vida dos alunos diariamente e que se seja uma atividade rotineira em sala, devendo ter estratégias prazerosas e sempre levando em consideração o processo de ensino-aprendizagem.
"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade"(p. 22).
Vislumbramos em Freire (1989) este olhar sobre leitura quando nos diz que a "leitura de mundo" precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto.
Dessa forma, um leitor crítico não é apenas um decifrador de sinais, mas sim aquele que se coloca como, travando um diálogo com o escritor, sendo capaz de construir o universo textual e produtivo na medida em que refaz o percurso do autor, instituindo-se como sujeito do processo de ler.
Desenvolvimento:
Sabendo da importância da leitura vamos procurar envolver os alunos neste projeto despertando neles a curiosidade e a expectativa na realização de atividades através da leitura. Estaremos viajando no mundo mágico da leitura de diferentes formas. Permitir o exercício da fantasia e levar os alunos a construir um mundo imaginário, onde possam exercer sua reflexão crítica e promover debates de ideias.
Sabe-se também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, pois bons leitores são bons escritores, suas produções de textos são dinâmicas e consonantes.
Demonstra também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras; levando o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico.
Sabe-se também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, pois bons leitores são bons escritores, suas produções de textos são dinâmicas e consonantes.
Demonstra também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras; levando o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico.
Atividades /Metodologias:
· Primeiramente convencer os alunos da importância de serem bons leitores.
· Dialogar com os alunos qual o objetivo do projeto e dar a eles o direito de escolherem fazer ou não. Depois do convencimento iniciar o planejamento para aplicar o projeto.
· Organização do cantinho da leitura;
· Sempre que possível o uso do microfone;
· Momento da leitura da professora: Sempre dar o título, nome do autor, ilustrador se tiver; com as estratégias que ela seja feita duas vezes por semana e que sejam vários textos do mesmo gênero;
· Atividades de leitura compartilhadas: Como em duplas, trios e estratégia escolhidas pelos alunos ou mesmo a leitura de um grande texto lido pela turma toda, dividir por parágrafos ou pontuação;
· Leitura individual: Com os livros retirados da biblioteca, ou uma leitura de livros que tenham em casa o importante é que os alunos já conheçam os textos que vão ser lidos assim atingirá um melhor resultado;
· Roda de leitura :Cada aluno escolhe um gênero literário no cantinho da leitura e durante a semana haverá sorteios para dois ou mais alunos apresentar sua leitura, pode ser de formas diferentes como: fantoches, teatro, narração, músicas etc.
· Leitura de Jornal: A professora providencia os jornais para o cantinho da leitura, mostrar como um jornal é escrito que é por colunas, para facilitar a leitura dos alunos, uma das estratégias é recortar várias noticias e deixar a critério do aluno para escolher uma para levar pra casa e fazer a leitura da mesma em casa com os pais e no dia seguinte contar para a turma o que acharam da noticia. Essa noticia e mais algumas mensagens que farão parte do projeto podem ser coladas em um caderno para no final do projeto os alunos trocarem de caderno como lembrança.
· No laboratório de informática: Entrar nos sites de jornais e escolher uma noticia escrever as partes principais para contar aos colegas em sala de aula e aos pais em casa. Passar alguns sites para os alunos pesquisarem.
· Produção de frases: Fazer recortes de objetos, frutas, animais etc. e criar as frases se inspirando nas mesmas.
· Textos escritos a partir de imagens: O professor deverá providenciar livros que apresentem apenas imagens, ou gravuras avulsas e pedir par os alunos em duplas ou no máximo em trios escrevam uma história. Sempre ressaltado a importância da pontuação, parágrafos ortografia, concordância...
· Reescrita de textos: É importante a reescrita de textos conhecidos como lendas folclóricas, com ilustração sem colorir criando uma apostila para cada aluno e assim cada um irá colorir a sua.
· Ditado semanalmente: Transformar histórias em quadrinhos em uma narrativa. Usar livros da coleção Léo e Juju do CDA. – Logo após o ditado os alunos trocam de caderno para fazerem a correção. – Gabarito exposto na lousa.
Prazo : 2012 a 2013 durante o ano (semanalmente)
| ||
Agentes: Rosabel Trancoso dos Santos da Silva.
Lucia Regalin,
Maria de Fátima.
| ||
Recursos : Jornal,
Revista,
Livros de Léo e Juju
Livros de histórias,
Historinhas impressas,
Caderno, lápis de cor e de escrever
|
Caixa de som
Microfone, Perucas , aventais colorido e algumas máscara
Nenhum comentário:
Postar um comentário